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SCPC: Consumidores regularizam sua situação em campanha Piracicaba - SP -16/12/2013

Para incentivar os consumidores a regularizarem suas pendências financeiras no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a ACIPI realizou, no período de 26 de novembro a 10 de dezembro, a campanha: “Seu nome, seu patrimônio”.
 
“O objetivo da campanha foi dar ao público informações sobre seus débitos e orientações sobre como regularizar sua situação. Tivemos uma boa movimentação e a ação contribuiu para que os consumidores pudessem regularizar sua situação e recuperar seu acesso ao crédito”, avalia o presidente da ACIPI, Angelo Frias Neto.
 
Durante o período da campanha, 5.340 consumidores consultaram sua situação cadastral e existência de débitos. Houve, também, a reabilitação de 1.113 inadimplentes.
 
“Na medida em que incentivou o consumidor a 'limpar o seu nome', a Acipi contribuiu, também, para a redução da inadimplência no município, recuperação da autoestima, exercício da cidadania e, por consequência, aqueceu a economia local, com a geração de renda e arrecadação de impostos”, informou o diretor de Gestão de Crédito da ACIPI, Luiz Carlos Furtuoso.
 
De acordo com Furtuoso, a ação também teve caráter socioeducativo, pois: “orientou os piracicabanos, por meio da cartilha: Administre bem o seu orçamento doméstico, para que pudessem ter maior controle sobre suas receitas e despesas, evitando o descontrole do orçamento individual e familiar”. Durante a realização da ação, 6.000 cartilhas foram distribuídas aos consumidores atendidos pelo Departamento de SCPC/ACIPI.
 
Perfil
Para avaliar o perfil dos consumidores endividados, o Departamento de SCPC/ACIPI realizou uma pesquisa, entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro, com 1.708 pessoas que procuraram o serviço durante a campanha: “Seu nome, seu patrimônio”.
 
Do total dos respondentes, a maioria (64,11%) era mulher. A faixa etária com maior incidência de dívidas foi a de 20 a 29 anos (33,20%). Dos motivos que levaram os inadimplentes ao débito, uma das respostas que apareceram foi o empréstimo do nome para a realização de compras para terceiros (20,26%). 
 
Atendimento
Durante o período da campanha, a equipe do Departamento de SCPC/ACIPI prestou atendimento de consulta e regularização cadastral em dois pontos fixos: na sede da entidade e na área externa do TCI (Terminal Central de Integração). Além disso, a ação contemplou uma agenda para atendimentos itinerantes, que foram realizados nos terminais de ônibus: Vila Sônia (TVS), Pauliceia (TPA), Piracicamirim (TPI), Cecap (TCE) e São Jorge (TSJ).

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Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
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- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
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Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

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