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SCPC: Consumidores regularizam sua situação em campanha Piracicaba - SP -16/12/2013

Para incentivar os consumidores a regularizarem suas pendências financeiras no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a ACIPI realizou, no período de 26 de novembro a 10 de dezembro, a campanha: “Seu nome, seu patrimônio”.
 
“O objetivo da campanha foi dar ao público informações sobre seus débitos e orientações sobre como regularizar sua situação. Tivemos uma boa movimentação e a ação contribuiu para que os consumidores pudessem regularizar sua situação e recuperar seu acesso ao crédito”, avalia o presidente da ACIPI, Angelo Frias Neto.
 
Durante o período da campanha, 5.340 consumidores consultaram sua situação cadastral e existência de débitos. Houve, também, a reabilitação de 1.113 inadimplentes.
 
“Na medida em que incentivou o consumidor a 'limpar o seu nome', a Acipi contribuiu, também, para a redução da inadimplência no município, recuperação da autoestima, exercício da cidadania e, por consequência, aqueceu a economia local, com a geração de renda e arrecadação de impostos”, informou o diretor de Gestão de Crédito da ACIPI, Luiz Carlos Furtuoso.
 
De acordo com Furtuoso, a ação também teve caráter socioeducativo, pois: “orientou os piracicabanos, por meio da cartilha: Administre bem o seu orçamento doméstico, para que pudessem ter maior controle sobre suas receitas e despesas, evitando o descontrole do orçamento individual e familiar”. Durante a realização da ação, 6.000 cartilhas foram distribuídas aos consumidores atendidos pelo Departamento de SCPC/ACIPI.
 
Perfil
Para avaliar o perfil dos consumidores endividados, o Departamento de SCPC/ACIPI realizou uma pesquisa, entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro, com 1.708 pessoas que procuraram o serviço durante a campanha: “Seu nome, seu patrimônio”.
 
Do total dos respondentes, a maioria (64,11%) era mulher. A faixa etária com maior incidência de dívidas foi a de 20 a 29 anos (33,20%). Dos motivos que levaram os inadimplentes ao débito, uma das respostas que apareceram foi o empréstimo do nome para a realização de compras para terceiros (20,26%). 
 
Atendimento
Durante o período da campanha, a equipe do Departamento de SCPC/ACIPI prestou atendimento de consulta e regularização cadastral em dois pontos fixos: na sede da entidade e na área externa do TCI (Terminal Central de Integração). Além disso, a ação contemplou uma agenda para atendimentos itinerantes, que foram realizados nos terminais de ônibus: Vila Sônia (TVS), Pauliceia (TPA), Piracicamirim (TPI), Cecap (TCE) e São Jorge (TSJ).

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Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
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- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

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