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Confiança de varejistas recua no mês de março Piracicaba - SP -11/04/2014

O Índice de Confiança do Varejo de Piracicaba (ICV-P) registrou queda de 1,13% no último trimestre – envolvendo os meses de janeiro, fevereiro e março. O índice saiu dos 85,26 pontos, registrados nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, e foi para os 84,30. O levantamento foi realizado pela Ejea-USP (Esalq Jr. Economia) em parceria com a ACIPI, no início de abril. As informações constam no arquivo anexo.

No levantamento, o Índice de Confiança Atual (ICA) apresentou queda de 1,48%. O Índice de Confiança Futuro (ICF), entretanto, apresentou aumento de 1,42%. A situação também foi observada no Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que teve queda pelo terceiro mês consecutivo, passando dos 108,9 para 107,1 pontos.

O presidente da ACIPI, Angelo Frias Neto, repercutiu a pesquisa. “O resultado para o trimestre de março revela que os varejistas sofreram um possível reflexo do Carnaval, que diminuiu o número de dias úteis no mês, além da quantidade de obrigações que venceram no início do ano, como IPVA, IPTU e matrículas escolares. Podemos atribuir, ainda, a alta da inflação como impacto negativo para o resultado. Com o dinheiro valendo menos em relação ao mês anterior, os consumidores priorizaram o pagamento de contas já consumadas”, explicou.

Em março, a inflação acumulada no ano alcançou 2,18%, acima da taxa de 1,94% em igual período do ano passado. Em 12 meses, a alta acumulada é de 6,15%, acima dos 5,68% relativos aos 12 meses anteriores. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no início da semana.

Ainda segundo o estudo da Ejea em parceria com a ACIPI, o aumento no Índice de Confiança Futuro (ICF) tem justificativa na expectativa que a Copa do Mundo está causando nos varejistas. “Existe a percepção de que, no início de ano, a população tem muitas contas para pagar, além das despesas realizadas nas festas de final de ano e férias. Passada essa fase, acreditamos que o consumidor voltará a estimular o varejo, daí a expectativa mais otimista para o futuro", completou Frias Neto.

ICV-P

O indicador tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.

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Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

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