Área do Cliente

Utilize este formulário para acessar a ferramenta
cadastrar/editar produtos e informações da empresa

Para acessar sua conta, utilize uma das opções ao lado.

Caso ainda não tenha uma conta em nosso site,
cadastre-se aqui ou entre em contato conosco.

Login - Administrador

Digite o usuário principal
O usuário automáticamente é autenticado junto a ACIPI - Piracicaba.
Digite a senha cadastrada na ferramenta
A Senha é fornecida por email pela ACIPI - Piracicaba.

Cooperativa de crédito é incorporada pela Cocrefocapi Piracicaba - SP -05/05/2014

Visando fortalecer o cooperativismo de crédito, a Cocrefocapi (Cooperativa de Crédito Rural dos Fornecedores de Cana e Agropecuaristas da região de Piracicaba), que atende associados da Coplacana (Cooperativa dos Fornecedores de Cana do Estado de São Paulo), Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba) e Sindicato Rural, com mais de 6 mil associados, incorporou a Cooperativa de Crédito da ACIPI e do Simespi (Sindicato Industrial da Classe Patronal), a Sicoob Coopcred, além da Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana e dos Agropecuários da região de Santa Bárbara D'Oeste, originando a Sicoob Cocre (Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana, Agropecuaristas e Empresários da região de Piracicaba), reforçando a capacidade operacional, proporcionando maiores ganhos e sinergia e logística.

 

A nova cooperativa passa a contar com cerca 7.195 associados e um patrimônio de R$ 72 milhões, abrangendo 45 municípios, se tornando uma das maiores do Estado de São Paulo. Terá postos de atendimento na ACIPI, Simespi, Hospital dos Fornecedores de Cana e Coplacana. Futuramente será instalado um PAT em Santa Bárbara. A diretoria executiva é formada por José Coral, diretor administrativo, Luiz José Marabezzi, diretor operacional, e João Batista Stringhini, diretor estratégico.

 

O processo de incorporação foi aprovado por unanimidade pelos associados das cooperativas envolvidas, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 1 de maio, no Anfiteatro do Centro Canagro. O assunto foi amplamente discutido pelos associados das cooperativas presentes à assembleia, que entenderam que o processo de incorporação de cooperativas é um processo irreversível e necessário para que uma instituição possa suportar os custos do Sistema, com tranquilidade e competência, firmando-se um sistema cada vez mais competitivo.

 

Agora, os associados da Coplacana, Afocapi, Simespi e ACIPI e da Cooperativa de Santa Bárbara D'Oeste passam a ser sócios e operar com a Sicoob Cocre, tendo acesso a todos os serviços de um banco, com a vantagem de usufruir desses serviços em uma instituição financeira da qual são proprietários, e, por isso, todo lucro/sobras geradas ao final do exercício retornam para cada sócio, na proporção da quantidade de serviços operados ao longo do ano.

 

Para o presidente da Cocrefocapi, José Coral, este processo de incorporação é muito importante para a nova cooperativa crescer e também poder atender cada vez mais as demandas dos associados que terão uma Cooperativa ainda mais forte. Ressalta que “juntos trabalharemos na busca de um atendimento de qualidade e diferenciado do modelo tradicional, fazendo com que o sistema cooperativo seja reconhecido pela sua essência e natureza, demonstrando que as cooperativas desejam e querem crescer”.

 

Coral explica que através da incorporação será disponibilizado mais recursos para o desenvolvimento do comércio e a industria local. “A incorporação auxiliará tanto no desenvolvimento da Sicoob Cocrefocapi, como de cada local onde hoje atendemos, através de novas linhas de crédito, disponibilizando e atendendo uma maior parte da população, visando o crescimento de todos os envolvidos no processo. A Sicoob Cocrefocapi é muito sólida com 45 anos de existência, e o seu projeto de expansão visa incrementar a capacidade de atendimento atingindo novos nichos de mercado, contribuindo para fortalecimento do cooperativismo”.

 

Hoje, destaca Coral, a Cocrefocapi atende 9 municípios (Piracicaba, Araras, Charqueada, Iracemápolis, Rio Claro, Cosmópolis, Saltinho, Rio das Pedras e Chavantes) e com a incorporação “abriremos mais um ponto de atendimento em Santa Bárbara D’Oeste, e a partir da homologação do Banco Central, pretendemos dar início ao atendimento ao comércio local de cada município, ampliando ainda mais a possibilidade de seu crescimento”. Ainda segundo Coral, o atendimento de novos associados, possibilitará não só o desenvolvimento do associado, mas sim de toda a cadeia de serviços que está inserida ou envolvida com o estabelecimento do associado, como os seus empregados.

 

O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, destaca que a nova cooperativa fortalecerá o cooperativismo. “A região de Piracicaba ganhará com este empreendimento, que com certeza trará novos horizontes de clientes fora da área rural. Será uma ótima experiência e com a consolidação dessa união e confiança das entidades envolvidas, a Sicoob Cocre será altamente competitiva”.

 

Luiz Carlos Furtuoso, presidente do Conselho da Cooperativa de Crédito da ACIPI/Simespi, diz a criação da nova cooperativa é um novo momento do cooperativismo na cidade e esta incorporação era necessária para enfrentar a concorrência no mercado, que exige volume de negócios, agilidade e competência. “Tudo isso gera custo e somente com uma estrutura solidificada como a Cocrefocapi, poderemos avançar e crescer”.

 

Furtuoso diz ainda que a nova cooperativa abrirá um mercado extraordinário, oferecendo uma gama enorme de linhas de crédito e investimentos para alavancar esses setores que utilizarão os serviços, beneficiando também os empregados das empresas associadas a nova cooperativa, que poderão ser membros dela. “Os empresários poderão investir na ampliação de seus negócios e aquisição de novas tecnologias com a segurança proporcionada pela Sicoob Cocre”.

 

Para José Benedito Graciano, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Santa Bárbara e Região, a incorporação, que vinha sendo discutida há 2 anos, dará novo estímulo para o crescimento da entidade, que poderá contar com parceiros fortes e como a Coplacana, Afocapi e ACIPI/Simespi. “Brevemente teremos um posto de atendimento no nosso município, aproximando e facilitando a vida dos associados”.

 

O presidente do Simespi, Euclides Baraldi Libardi, diz que com a incorporação da Cooperativa de Crédito pela Coplacana, “a entidade ficará mais forte e contará com mais recursos que poderão atender melhor às necessidades da indústria. A obtenção de produtos como capital de giro, descontos de duplicatas, cheque especial e créditos pelo BNDES será facilitada e mais rápida. Devido ao agrupamento, haverá uma expansão de crédito e a Cooperativa será capaz de englobar mais associados do que antes, principalmente no setor industrial, auxiliando o desenvolvimento econômico da região”.

 

Cooperativa de Crédito

É uma sociedade constituída por pessoas que têm por objetivo democratizar o crédito, facilitar o acesso a produtos e serviços regularmente oferecidos por instituições financeiras comuns. Não tem fins lucrativos, é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e com o apoio da Central das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo, mas não tem fins lucrativos. Nas cooperativas de crédito o cliente tem atendimento rápido e diferenciado na hora que precisa de um empréstimo, uma aplicação, ou serviços bancários já que ele não é um simples cliente e sim cooperado ou dono que, inclusive, participa das decisões e resultados da Cooperativa.

 

O crédito é rápido, sem burocracias, com tarifas reduzidas e ainda com taxas de juros competitivas. Isso significa que as cooperativas de crédito geram um diferencial de renda para os associados e esses recursos deverão gerar consumo no comercio local. Entre as finalidades do cooperativismo de crédito está a de proporcionar condições, para que um percentual destes lucros milionários dos bancos e financeiras seja gerado dentro das cooperativas e, portanto, permaneça na cidade. Isso beneficiará os cooperados, reduzindo custos dos empresários e aumentando o poder aquisitivo dos cidadãos piracicabanos que, pagando menos taxas e tarifas, poderão consumir mais no comércio local.

[07/12/2017] - Operação Papai Noel tem início no dia 11/12

[05/12/2017] - Acipi estreia programa de rádio na Educativa FM

[05/12/2017] - Renovação de desconto educacional - Unimep

[04/12/2017] - Acipi é vencedora de prêmio instituído pela Facesp

[01/12/2017] - Inadimplência cai 0,9%, em setembro

[30/11/2017] - Acipi reuniu mais de 800 pessoas, em palestra com Gretz

[28/11/2017] - Marlos Melek tira dúvidas sobre a reforma trabalhista, na Acipi

[27/11/2017] - Encontro da Mulher Empresária aborda criatividade profissional

[23/11/2017] - Acipi realiza ‘Acertando suas contas’, a partir do dia 27

[23/11/2017] - Cai exigência do AR para negativação

Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
- promover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços;
- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

http://www.sgs.com/certifiedclients
desenvolvido pela TBrWeb