81 anos
Entidade comemora mais um ano
Inspirada pelos os ideais da Revolução de 32, entidade que representa classe empresarial foi fundada um ano após histórico movimento cívico
O dia 9 de julho é um marco histórico para os paulistas, pois trata-se da data em que é comemorada a Revolução Constitucionalista de 1932. Para Piracicaba, a data possui outro motivo para ser especial. Um ano após o histórico movimento cívico, a cidade viu nascer uma de suas entidades mais representativas: a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).
Inspirada pelos ideais que marcaram a Revolução de 32, a Acipi se instalou em Piracicaba, no dia 9 de julho de 1933. “Nossa entidade se pauta no arrojo, no trabalho e na ousadia para trazer sua parcela de contribuição para nossa cidade. O engajamento da associação na realização de projetos, que fomentem o empreendedorismo, e na participação em discussões, que levem à adoção de políticas públicas, que contribuam para o desenvolvimento de nosso município, influenciaram o curso da própria história de Piracicaba”, afirma o presidente Angelo Frias Neto.
Para celebrar a data, a entidade realizará uma solenidade, na quinta-feira (10). Na oportunidade, a Acipi inaugura seu novo auditório. Com capacidade para 72 lugares, modernos equipamentos técnicos e climatização, o espaço irá somar-se às demais salas da associação, que estão altamente preparadas para receber palestras, cursos, treinamentos e outros eventos.
Histórico
Fundada em 9 de julho de 1933, a Acipi iniciou sua marcante trajetória de atuação na defesa dos interesses do empresariado local a partir da primeira reunião no Teatro Santo Estevam, na então praça 7 de Setembro, hoje conhecida como praça José Bonifácio, e do mandato de seu primeiro presidente, Luiz Dias Gonzaga. De lá para cá, a entidade cresceu, se modernizou e ampliou sua estrutura para atender as 4 mil empresas, que estão arroladas em seu atual quadro de associados.
Hoje, a entidade está estabelecida em sua sede na rua do Rosário, 700, no Centro de Piracicaba. Um escritório regional para atender empresários de Santa Teresinha, também, é mantido pela entidade, na rua Virgílio da Silva Fagundes, 538, sala 3.
Presidida pelo empresário Angelo Frias Neto, a Acipi conta com um corpo executivo de 27 diretores, 27 conselheiros, Conselho da Mulher Empresária, Conselho do Jovem Empresário e Conselho de Ex-Presidentes.
Casa do Empresário
Tendo como pilares: a capacitação e a difusão do conhecimento, a Acipi, em suas gestões, sempre investiu na formação de seus associados e, ao longo de sua trajetória, conquistou uma sólida reputação e pode ser reconhecida como a casa dos empresários.
As modernas instalações da entidade abrigam sua Escola de Negócios, a qual oferece cursos de curta e longa duração, por meio de convênio com as renomadas instituições de ensino: ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
Também ao alcance da população piracicabana, o Memorial do Empreendedorismo, que fica no segundo andar da entidade, traz registros históricos e informações sobre Piracicaba, desde sua fundação, em 1767. O espaço é moderno e interativo e a maior parte do acervo é digital.
Obra
Para conhecer a marcante história da associação, os piracicabanos têm acesso ao livro: “Acipi – 80 anos”, disponível para consulta no site institucional da entidade: acipi.com.br
Escrita pela jornalista, Angela Furlan, a obra se debruça sobre a origem e modernização da Acipi. O livro é resultado de intensa pesquisa em atas, documentos, livros, jornais e entrevistas com pesquisadores, historiadores, economistas, professores e ex-presidentes.
Serviço – Há 81 anos, a Acipi representa os setores do comércio, indústria e prestação de serviços em Piracicaba. Informações sobre produtos e serviços que entidade tem a oferecer ao empresariado piracicabano podem ser obtidas pelo telefone: 3417-1766. Novidades podem ser acompanhadas pelo site: acipi.com.br e mídias sociais: facebook.com/acipipiracicaba, twitter.com/acipi e instagram.com/acipipiracicaba