Área do Cliente

Utilize este formulário para acessar a ferramenta
cadastrar/editar produtos e informações da empresa

Para acessar sua conta, utilize uma das opções ao lado.

Caso ainda não tenha uma conta em nosso site,
cadastre-se aqui ou entre em contato conosco.

Login - Administrador

Digite o usuário principal
O usuário automáticamente é autenticado junto a ACIPI - Piracicaba.
Digite a senha cadastrada na ferramenta
A Senha é fornecida por email pela ACIPI - Piracicaba.

Metade das empresas familiares prepara sucessão Piracicaba - SP -30/01/2015

Metade das empresas familiares de Piracicaba já prepara sucessão. É o que mostra pesquisa feita a pedido do CJE (Conselho do Jovem Empresário) da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Outro dado levantado pelo estudo revela que 76% das empresas da cidade têm administração familiar.

 


O percentual local de empresas familiares está alinhado com as estimativas em nível de Brasil, segundo a professora Ana Maria Romano Carrão, do Centro de Estudos e Pesquisa em Administração (CEPA), da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Ela diz que a participação das empresas familiares chega a esse nível mesmo na estrutura empresarial dos países desenvolvidos.

 


No caso específico das empresas avaliadas em Piracicaba, o foco da pesquisa da Acipi busca ferramentas para auxiliar justamente na condução da sucessão. “Vale ressaltar que os sucessores são jovens, qualificados e o desafio dos empresários que preparam seus filhos é encontrar consensos na forma diferente de ver a administração”, avalia Rodrigo Santos, coordenador do Conselho do Jovem Empresário, um dos sucessores da empresa da sua família.

 


Rodrigo e o irmão Danilo são a terceira geração à frente ao Grande Bazar Santos, empresa fundada pelo avô Mário, em 1952, administrada pelo pai, Antonio Mário, agora com a participação dos filhos. Os filhos se enquadram em outro dado da pesquisa: dos herdeiros que já estão na sucessão, 58,8% tem diploma de nível superior.

 


A pesquisa da Acipi mostra outros dados interessantes: a maior parte das empresas familiares ouvidas – 56,39% - está no setor do comércio, seguida pelas empresas de serviços, que respondem por 35,20% dos entrevistados, e indústria, com 8,41%. A maioria também é administrada por homens: 69,78%, sendo que 49,53% desses administradores está na faixa etária dos 41 aos 60 anos.

 


Do volume total de 321 empresas ouvidas, 40,50% já têm sucessores trabalhando na administração: em 22,74% dos casos com um único filho, e em 10,90% dos casos, com dois filhos. Desse universo, 28,66% dos sucessores cuidam da administração geral.

 


“Na condição de entidade voltada para os interesses do associado, ao fazer a pesquisa, a Acipi quis conhecer melhor o perfil das empresas e trabalhar projetos que contribuam com o processo de sucessão familiar”, diz Luiz Carlos Furtuoso, diretor de Conselhos da Acipi.

 


O próximo passo do Conselho do Jovem Empresário da Acipi, no que diz respeito às empresas familiares, é organizar reuniões, criar grupos de trabalho e fóruns permanentes de discussão. “Queremos criar um espaço para que elas debatam suas necessidades e caminhem na direção da profissionalização da sucessão”, diz Furtuoso.

 


Para ele, que já divide com os filhos o trabalho em suas empresas, as lojas Cigana - Ao Zequita, essa proposta de um trabalho mais direcionado vai ajudar na superação de um dos desafios da sucessão, que é conseguir o equilíbrio entre as gerações.

 


Sobre esse assunto, a professora Ana Maria Romano Carrão, que é consultora na área, tem algumas orientações importantes. Para os que vivem um momento de incertezas sobre o futuro do negócio, ou desde cedo querem preparar a sucessão, ela faz uma observação: nenhum filho abandona a empresa da família se estiver feliz com o que faz, se estiver motivado com os desafios enfrentados.



BRASILEIRAS - Para o presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, a preocupação da entidade está diretamente relacionada ao universo de empresas familiares existentes em Piracicaba, e à importância dessa configuração empresarial, dos seus impactos na economia da cidade e do país.

 


Fundador de uma empresa familiar, Angelo cita uma pesquisa recente, que mostra que no último ano, o desempenho dessas empresas no país superou a média mundial. O estudo, realizado pela Consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), mostra que, enquanto 79% das brasileiras cresceram nos últimos 12 meses e 76% esperam manter os resultados positivos nos próximos cinco anos, globalmente esses índices são de 65% e 85%, respectivamente. A mesma pesquisa apontou como baixo o índice de companhias que possuem planos de sucessão bem estruturados e documentados: 11%, no geral.

[17/08/2017] - Funseg: Encontro reúne entidades e forças de segurança

[14/08/2017] - ICV-P tem variação negativa de 2,67%, em julho

[10/08/2017] - 53,3% dos consumidores vai presentear no Dia dos Pais

[27/07/2017] - Piracicaba 250 anos: ACIPI promove passeio ciclístico

[27/07/2017] - 90º Encontro da Mulher Empresária: inscrições

[26/07/2017] - CONCURSO FOTOGRÁFICO: selecionados!

[21/07/2017] - Promoção de Dia dos Pais sorteia 45 prêmios

[19/07/2017] - ACIPI reúne Karnal, Nêumanne e Sardenberg, em evento

[18/07/2017] - ICV-P tem variação negativa de 1,57%, em junho

[17/07/2017] - Última semana de inscrições para concurso fotográfico

Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
- promover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços;
- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

http://www.sgs.com/certifiedclients
desenvolvido pela TBrWeb