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Bom para o lojista, útil para o cliente Piracicaba - SP -21/09/2015

As cartas de aviso, do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), enviadas aos consumidores inadimplentes, informa esses clientes sobre a inclusão do nome no registro de deveres do serviço. Assim que recebe a notificação, o consumidor é incentivado a pagar seus débitos para que  reverta a situação e não fique com crédito bloqueado no mercado.

 

Quer saber mais? Acompanhe as orientações a seguir:
 


- O que fazer quando a carta enviada é devolvida?
Quando o documento é devolvido por mudança no endereço, é necessário lembrar que é responsabilidade do consumidor manter os seus dados de cadastros atualizados. No caso dos endereços em que faltam informações, como o número do imóvel, por exemplo, é indicado sempre solicitar um comprovante de endereço no ato da compra. Quando o endereço é de zona rural ou de áreas não cobertas pelos Correios, oriente o consumidor a informar um contato na cidade ou uma caixa postal para cadastro. Em todos esses casos, de qualquer forma, os registros continuarão no banco de dados do SCPC, pois considera-se que é responsabilidade do consumidor informar um endereço válido.


 

- A carta de aviso é obrigatória antes da notificação?
Sim! Essa obrigatoriedade é determinada pelo CDC (Código de Defesa ao Consumidor), no  art. 43, § 2º. Oficialmente considera-se comunicado o consumidor através de remessa de carta de comunicação via Correios. Porém, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) editou a Súmula nº 404 a qual estabelece que não é obrigatório o envio com aviso de recebimento. Segue o texto da Súmula: “é dispensável o Aviso de Recebimento (AR) na carta de comunicação ao consumidor sobre a negativação de seu nome em bancos de dados e cadastros”.



Fonte: Boa Vista Serviços

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Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
- promover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços;
- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

http://www.sgs.com/certifiedclients
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