Área do Cliente

Utilize este formulário para acessar a ferramenta
cadastrar/editar produtos e informações da empresa

Para acessar sua conta, utilize uma das opções ao lado.

Caso ainda não tenha uma conta em nosso site,
cadastre-se aqui ou entre em contato conosco.

Login - Administrador

Digite o usuário principal
O usuário automáticamente é autenticado junto a ACIPI - Piracicaba.
Digite a senha cadastrada na ferramenta
A Senha é fornecida por email pela ACIPI - Piracicaba.

Educação financeira: mantenha as contas equilibradas Piracicaba - SP -22/12/2015

“Educação financeira é o meio de prover conhecimentos e informações sobre comportamentos básicos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades. É, portanto, um instrumento para promover o desenvolvimento econômico.” - Caderno de Educação Financeira, do Banco Central do Brasil.
 
Na prática, esses conhecimentos devem transmitidos com o objetivo de desenvolver o raciocínio e ensiná-los a pensar sobre diferentes problemas, adquirindo habilidades no dia a dia, na vida pessoal e empresarial. O professor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Hélio Boaretto, especialista no assunto, explica que, para ele, a educação financeira vai além: “Numa visão pessoal, acredito que a educação é uma forma metodológica para adquirir a saúde financeira, ou seja, para utilizar de forma adequada o precioso dinheiro, que nunca foi tão difícil de ganhar e rápido para gastar”.
 
O professor explica ainda que os primeiros passos é o autoconhecimento (das receitas e despesas da família ou da empresa) e as mudanças na cultura financeira. Isso significa que é preciso saber bem mais do que apenas economizar dinheiro. Outros detalhes, como analisar juros, usar o cartão de crédito sem passar do limite, bem como os financiamentos, são essenciais para o equilíbrio das contas. “Identificar os gastos do dia a dia, os verdadeiros 'ralos de evasão' do orçamento, e fazer um bom planejamento demanda tempo e dedicação, mas, assim é possível estabelecer uma linha de conduta financeira favorável para a empresa ou para a família”, completa Boaretto.
 
Nas empresas
Principalmente nas empresas, a Educação Financeira é responsável por tornar as despesas mais enxutas e controladas, possibilitando resultados positivos que, por sua vez, culminam em investimentos e na materialização de sonhos.
 
Isso se torna ainda mais latente diante do atual cenário econômico do Brasil. A instabilidade econômica eleva a necessidade do uso de algumas ferramentas para driblar os obstáculos e seguir com uma vida financeira equilibrada e a educação é uma dessas ferramentas. “Acredito ser uma das melhores saídas porque quem tem tranquilidade e conhecimento para tomar decisões, corre menos riscos de ser surpreendido negativamente”, diz Boaretto.
Para comprovar que a educação financeira é um dos principais ingredientes para a receita de sucesso nas empresas, uma pesquisa realizada pelo Cepa (Centro de Estudos e Pesquisa em Administração), da Unimep, em parceria com a ACIPI, procurou identificar o conhecimento, relacionado às finanças, de micro e pequenos empresários piracicabanos. A pesquisa mostrou que menos de 25% dos entrevistados são educados financeiramente, tendo seus custos enxutos e controlados, com uma carteira de investimentos bem planejada. Boaretto, que participou da pesquisa como pesquisador do Cepa, aponta: “Os mais de 75% dos demais pesquisados mostraram falta de habilidade com o controle e cálculos financeiros, o que resultou em empréstimos sem planejamento para a quitação de dívidas e em juros altos. Portanto, é possível afirmar com propriedade que a Educação Financeira é indispensável para manter a saúde das empresas”.
 
Finanças em dia, colaborador feliz
“Existe uma falha no sistema educacional, os alunos não estudam noções de comércio, economia, finanças ou impostos”, aponta Boaretto. Isso implica diretamente na atuação do colaborador no ambiente de negócios.
O professor salienta, ainda, a importância de o empregador disseminar a educação financeira na empresa: “Ter controle do orçamento pessoal e familiar, quitar as dívidas pessoais, identificar um bom plano de aposentadoria e as melhores opções de investimento de acordo com cada caso, não faria do colaborador uma pessoa mais feliz e ainda mais dedicada ao trabalho?”. 
É importante lembrar que a ACIPI disponibiliza gratuitamente à população a cartilha “Administre bem seu orçamento doméstico”, que dá dicas importantes para manter o equilíbrio das contas.
 
Dicas
- Procure por ajuda financeira com pessoas capacitadas;. 
- Faça um controle detalhado dos custos de sua empresa ou da sua família como, aluguel, telefone, energia, salários etc.;
- Elabore o preço de venda corretamente. Desta forma, será possível saber lucro sobre a venda e não sobre a compra;
- Caso necessite de financiamentos, faça de forma planejada avaliando as reais condições para o pagamento dentro do orçamento.
 
Fonte: Revista ACIPI - edição 125 - dezembro/2015

[22/05/2017] - ACIPI abre inscrições para concurso fotográfico

[19/05/2017] - ACIPI sedia apresentação do Plano de Auxílio Mútuo

[16/05/2017] - ACIPI recebe workshop gratuito da Desenvolve SP

[12/05/2017] - 15ª Semana de Museus

[11/05/2017] - ICV-P tem variação positiva de 5,72%, em abril

[10/05/2017] - PIRACICABA 250 ANOS: ACIPI estimula associados

[10/05/2017] - DIA DAS MÃES: 60,4% devem presentear

[08/05/2017] - CURSOS GRATUITOS: inscrições em 10/5, na Semtre

[02/05/2017] - ‘Mãe, você merece um prêmio!’ vai sortear 48 prêmios

[29/04/2017] - Comércio fecha no feriado de 1º de maio

Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
- promover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços;
- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

http://www.sgs.com/certifiedclients
desenvolvido pela TBrWeb