Área do Cliente

Utilize este formulário para acessar a ferramenta
cadastrar/editar produtos e informações da empresa

Para acessar sua conta, utilize uma das opções ao lado.

Caso ainda não tenha uma conta em nosso site,
cadastre-se aqui ou entre em contato conosco.

Login - Administrador

Digite o usuário principal
O usuário automáticamente é autenticado junto a ACIPI - Piracicaba.
Digite a senha cadastrada na ferramenta
A Senha é fornecida por email pela ACIPI - Piracicaba.

Palestra aborda aspectos jurídicos das locações comerciais Piracicaba - SP -25/05/2016

A palestra: “Aspectos jurídicos das locações comerciais” reuniu empresários e profissionais do ramo imobiliário, na noite de ontem (24), no auditório da ACIPI. O tema foi explorado pelo especialista Jorge Mól, que possui experiência nas áreas de Direito Empresarial e Direito Imobiliário.
 
Na oportunidade, o palestrante fez um panorama da lei nº. 8.245/91, que rege os contratos de locação de imóveis urbanos (residenciais e comerciais), no Brasil.
 
Em sua explanação, Mól esclareceu dúvidas sobre conceitos de locação comercial, seus principais aspectos contratuais e ação renovatória.
 
“Apesar de ser uma legislação com 25 anos de existência, ela foi ao longo do tempo sofrendo algumas alterações, que ainda permitem dizer que essa lei é moderna e atende naquilo que se espera de uma legislação que trata de locações”, afirma Mól.
 
De acordo com palestrante, tanto empresário quanto locador devem estar atentos à lei nº. 8.245/91 para que o contrato seja celebrado segundo o que dispõe a legislação. “Para o empresário, é sempre importante dar a maior legalidade possível ao contrato. Ou seja, é importante que o documento de locação preencha o máximo possível, ou 100% do que a legislação requer, para que, na eventualidade de uma revisão de aluguel em Justiça, ou mesmo uma ação renovatória, ele tenha condição legal para que sejam exercidos esses direitos de ação”, orienta.
 
Mól também aconselhou aos participantes que fujam dos contratos verbais. “A regra num contrato de locação deve ser o da formalidade, pois é essa formalidade que irá permitir eventualmente a propositura de uma ação renovatória, que é o meio pelo qual existe a possibilidade de haver uma renovação judicial do contrato de locação, ainda que não seja o desejo do proprietário do imóvel”, disse.
 
Ação renovatória
Durante a palestra, Mól falou especialmente sobre a ação renovatória, que, segundo ele, é o principal procedimento judicial existente na Lei de Locações, no que se refere à atividade comercial. “É um instrumento que permite ao empresário, locatário, ou sublocatário, a obtenção da renovação judicial do contrato de locação e visa proteger o fundo de comércio, que são aqueles bens corpóreos (mesa, cadeira, balcão, maquinário, etc.) e incorpóreos (como exemplo: a freguesia), que fazem parte do estabelecimento”, explica o palestrante, que completa: “ela tem o objetivo de garantir a perenidade da atividade comercial, tão importante para a geração de emprego e para a arrecadação de tributos”.
 
Para que possa se valer desse recurso, Mól adverte aos empresários que se atentem a alguns requisitos. “O primeiro deles é ter um contrato escrito e por prazo determinado. Além disso, o empresário deve exercer, no local, a pelo menos três anos, o mesmo ramo de atividade. Também, é importante que a soma dos contratos, ou que o último contrato, atinja o prazo de cinco anos, e que, durante o período da locação, o locatário sempre tenha cumprido o contrato”.
 
Para finalizar, o especialista explicou que, uma vez autorizada a renovação judicial do contrato de locação, o novo prazo para a locação fica fixado em cinco anos. “Essa posição já está consolidada na jurisprudência, e o mais importante: nada impede que o empresário entre com novas ações renovatórias. Então, a partir do momento em que ele se vale da ação renovatória, não significa que ele só vai poder usar desse instrumento uma única vez. Pelo contrário, desde que preencha os requisitos da renovação, ele sempre poderá requerer em juízo a renovação do seu contrato”, conclui.
 
Sobre o palestrante - Jorge Mól é advogado e especialista em Direito Processual Civil. Com experiência de mais de 15 anos em entidades de classe, grandes empresas e importantes escritórios de advocacia, também leciona Direito Empresarial e Direito Imobiliário em cursos de graduação e pós-graduação.
 
Serviço – A Escola de Negócios Acipi possui um portfólio de cursos de curta e longa duração ideal para a capacitação de profissionais do comércio, indústria e serviços. Para ficar por dentro da grade de programação, acompanhe o site da Escola: escoladenegociosacipi.com.br

[16/11/2017] - Comércio terá horário especial a partir de 11 de dezembro

[14/11/2017] - Show de Natal vai sortear carro zero-quilômetro

[14/11/2017] - Feriados em novembro: comércio abre em horário especial

[13/11/2017] - ICV-P: variação positiva pelo terceiro mês consecutivo

[10/11/2017] - Palestra capacita profissionais para vendas de fim de ano

[08/11/2017] - ACIPI entrega prêmios de promoção de Dia das Crianças

[03/11/2017] - Palestra: Professor Gretz em Piracicaba

[01/11/2017] - Dia das Crianças: sorteio revela ganhadores

[31/10/2017] - Inadimplência do consumidor cai 0,1%, em setembro

[31/10/2017] - Acipi e Prefeitura iniciam revitalização de área central

Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
- promover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços;
- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

http://www.sgs.com/certifiedclients
desenvolvido pela TBrWeb