Área do Cliente

Utilize este formulário para acessar a ferramenta
cadastrar/editar produtos e informações da empresa

Para acessar sua conta, utilize uma das opções ao lado.

Caso ainda não tenha uma conta em nosso site,
cadastre-se aqui ou entre em contato conosco.

Login - Administrador

Digite o usuário principal
O usuário automáticamente é autenticado junto a ACIPI - Piracicaba.
Digite a senha cadastrada na ferramenta
A Senha é fornecida por email pela ACIPI - Piracicaba.

Expectativa de lojistas continua em alta Piracicaba - SP -23/08/2016

O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) correspondente a julho subiu 8,93% na comparação com o trimestre compreendido pelos meses de março, abril e maio, passando de 67,60 para 73,64 pontos. A curva em ascendência do índice não é interrompida desde abril, quando o ICV-P registrou sua última queda.
 
Na comparação plurianual do índice – que é realizado pela Ejea/USP (Empresa Junior de Economia e Administração) em parceria com a ACIPI –, é possível perceber também uma melhora no indicador. Em julho do ano passado, o ICV-P registrava 53,56 pontos, valor 37,49% menor, que os 73,64 pontos registrados na última medição.
 
Na decomposição do indicador, um fator ainda recomenda alerta sobre a conjuntura do setor. Apesar de ainda se manter em alta, com variação de 14,25%, o ICA (Índice de Confiança Atual), apresentou uma baixa no subíndice Economia Atual, que apresentou uma variação negativa de 5,46% no período.
 
“Apesar de ter baixado da casa dos dois dígitos, a inflação acelerou um pouco em julho (0,52%), chegando à casa dos 8,74% no acumulado em doze meses. Segundo o IBGE, o aumento sofreu forte influência dos alimentos. Além disso, segundo o instituto, os gastos com transportes, outro item que pesa no orçamento das famílias, também puxou as altas dos preços no período. Talvez, por esse motivo, os consumidores ainda mantenham uma postura de cautela na hora comprar”, avalia Paulo Roberto Checoli, presidente da ACIPI.
 
De acordo com relatório da Ejea/USP, dados recentes divulgados pelo Banco Central, em 19/08/16, dão conta de que as expectativas do mercado apontam para uma retração do PIB (produto interno bruto) na ordem de 3,2% e para um recuo da produção industrial na casa dos 5,95%. Os valores, segundo o realizador da pesquisa, também podem ser usados para explicar a variação negativa do subíndice, já que reflete a opinião do varejista frente a economia do País.
 
Por outro lado, o ICF (Índice de Confiança Futura), continuou no positivo, apresentando aumento de 6,81%, e demonstrando uma boa expectativa do piracicabano com relação à economia para o segundo semestre de 2016. Para a Ejea/USP, o aumento de 0,10% nas vendas do varejo no Brasil, apuradas pela Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE), podem apontar para uma estabilização do setor.
 
“Apesar de ainda ter pela frente um horizonte de alta inflação, restrição ao crédito e desemprego, o consumidor, mesmo que cauteloso, não irá deixar de comprar. Ele pode, neste momento da economia, elencar o que é mais importante em sua lista de prioridades, ou cortar gastos com o que acredita ser supérfluo, mas ele deve manter o seu consumo básico. E esse pensamento, mais otimista com relação ao setor, pode estar influenciando a avaliação positiva dos lojistas, medida recentemente na pesquisa”, pondera Checoli.
 
ICV-P: o indicador tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.

[24/04/2017] - Prefeitura e ACIPI abrem vagas para cursos gratuitos

[17/04/2017] - ACIPI participa de encontro com Geraldo Alckmin na Facesp

[13/04/2017] - ACIPI sedia reunião com Ministério Público e entidades civis

[05/04/2017] - VRE-2: desburocratização na abertura de empresas

[31/03/2017] - VRE-2 será apresentado na terça-feira, 4 de abril

[30/03/2017] - Dia do Marco da Paz

[24/03/2017] - Jucesp participa do Fórum em Piracicaba

[20/03/2017] - Jorge Aversa Jr é reeleito vice-presidente executivo da Facesp

[16/03/2017] - Escola de Negócios: ainda restam vagas para cursos em março

[10/03/2017] - ACIPI realiza 89º Encontro da Mulher Empresária

Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
- promover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços;
- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

http://www.sgs.com/certifiedclients
desenvolvido pela TBrWeb