Área do Cliente

Utilize este formulário para acessar a ferramenta
cadastrar/editar produtos e informações da empresa

Para acessar sua conta, utilize uma das opções ao lado.

Caso ainda não tenha uma conta em nosso site,
cadastre-se aqui ou entre em contato conosco.

Login - Administrador

Digite o usuário principal
O usuário automáticamente é autenticado junto a ACIPI - Piracicaba.
Digite a senha cadastrada na ferramenta
A Senha é fornecida por email pela ACIPI - Piracicaba.

Expectativa de lojistas mantém alta em agosto Piracicaba - SP -28/09/2016

O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) correspondente a agosto/16, calculado pelo Ejea/USP em parceria com a ACIPI, subiu 4,64% na comparação com o mês anterior, julho, passando de 73,64 para 77,06 pontos. A curva em ascendência do índice não é interrompida desde abril, quando o ICV-P registrou sua última queda.
 
Na comparação plurianual do índice – que é realizado pela Ejea/USP (Empresa Junior de Economia e Administração) –, é possível perceber também uma melhora no indicador. Em agosto do ano passado, o ICV-P registrava 50,27 pontos, valor 53,29% menor, que os 77,06 pontos registrados na última medição.
 
Na decomposição do indicador, o ICA (Índice de Confiança Atual) também continua em alta, apesar de a elevação ser sútil: 0,18%, se comparado ao mês de julho. Essa variação positiva está relacionada à confiança na economia atual, como indica a variação, também positiva, no sub-índice ‘Economia Atual’ de 19,36%. No entanto, é preciso analisar o cenário com cautela, já que observa-se que o sub-índice ‘Vendas Atuais’ teve variação negativa de 0,34%, apontando uma leve queda na expectativa de vendas dos lojistas piracicabanos.
 
“Agosto foi um mês marcado pelo auge da ansiedade política e, consequentemente, econômica em nosso país. Portanto, é esperado que os consumidores ainda comprem com cautela, refletindo na variação dos índices. Apesar de ter desacelerado em agosto, se comparada ao mês de julho, a inflação é outro fator que tem influência direta no posicionamento mais cauteloso da população no momento da compra. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechou agosto com alta de 0,44%, chegando à casa dos 8,97% na variação anual, porém menor que 0,52% registrados em julho”, aponta Paulo Roberto Checoli, presidente da ACIPI.
 
De acordo com relatório da Ejea/USP, dados recentes divulgados pelo Banco Central, por meio do Boletim Focus – Relatório de Mercado, em 19/09/16, apontam retração do PIB brasileiro da ordem de 3,18% em 2016, sendo que a expectativa para a taxa de inflação está no patamar de 7,36% para o ano corrente. Além disso, a expectativa para produção industrial é de uma retração de 5,93%. 
 
Nesta mesma linha, a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada em 13 de setembro deste ano, em julho de 2016 houve uma variação negativa de 0,3% no volume das vendas do comércio varejista nacional. O volume de vendas do total do varejo nacional acumulou redução de 6,7% nos sete primeiros meses de 2016. 
 
Já os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio estão alinhados com a variação negativa do sub-índice ‘Vendas Atuais’, embora, em agosto, não tenha havido uma queda tão acentuada devido ao Dia dos Pais, que, apesar de não ter os resultados esperados pelos varejistas, aliviou a retração do índice de julho para agosto. A expectativa com os índices futuros dos varejistas foi positiva, principalmente devido à maior previsibilidade do cenário político no segundo semestre. 
 
ICV-P
O indicador, calculado pelo Ejea/USP em parceria com a ACIPI, tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.

[14/08/2017] - ICV-P tem variação negativa de 2,67%, em julho

[10/08/2017] - 53,3% dos consumidores vai presentear no Dia dos Pais

[27/07/2017] - Piracicaba 250 anos: ACIPI promove passeio ciclístico

[27/07/2017] - 90º Encontro da Mulher Empresária: inscrições

[26/07/2017] - CONCURSO FOTOGRÁFICO: selecionados!

[21/07/2017] - Promoção de Dia dos Pais sorteia 45 prêmios

[19/07/2017] - ACIPI reúne Karnal, Nêumanne e Sardenberg, em evento

[18/07/2017] - ICV-P tem variação negativa de 1,57%, em junho

[17/07/2017] - Última semana de inscrições para concurso fotográfico

[10/07/2017] - ACIPI recebe autoridades em comemoração aos seus 84 anos

Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
- promover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços;
- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

http://www.sgs.com/certifiedclients
desenvolvido pela TBrWeb