Área do Cliente

Utilize este formulário para acessar a ferramenta
cadastrar/editar produtos e informações da empresa

Para acessar sua conta, utilize uma das opções ao lado.

Caso ainda não tenha uma conta em nosso site,
cadastre-se aqui ou entre em contato conosco.

Login - Administrador

Digite o usuário principal
O usuário automáticamente é autenticado junto a ACIPI - Piracicaba.
Digite a senha cadastrada na ferramenta
A Senha é fornecida por email pela ACIPI - Piracicaba.

ICV-P inicia 2018 com variação negativa de 1,24% Piracicaba - SP -14/02/2018

O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba), levantamento realizado pelo Ejea/Esalq-USP (Empresa Júnior de Economia e Administração), em parceria com a Acipi, referente a janeiro/18 registrou variação negativa de 1,24%. 
O percentual é resultado da comparação com dezembro do ano passado. Nesta análise, o índice passou de 123,33 para 121,81 de um mês para o outro. 
 
O índice volta a apresentar variação negativa, após alta por cinco meses consecutivos em 2017 (agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro). Conforme a análise, o ICA (Índice de Confiança Atual), que mede a confiança dos varejistas em relação à economia, e às suas vendas no mês, no entanto, registrou um aumento de 3,35% no período. O ICA subiu de 141,27 pontos em dezembro para 146,00 em janeiro. Já o sub-índice de vendas atuais também apontou retração de 0,56%, o que mostra, conforme o levantamento, uma diminuição das expectativas das vendas por parte dos lojistas piracicabanos no âmbito da economia local.
 
O ICV-P visa divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas. 
 
BOLETIM – A análise aponta também que, na publicação de 2 de fevereiro de 2018 do Boletim Focus - Relatório de Mercado, publicado pelo Banco Central, há uma expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em torno de 2,70% em 2017, valor maior do que o esperado na semana anterior, enquanto que a expectativa para a taxa de inflação caiu para 3,94% para o ano corrente, apresentando uma redução quando comparada à expectativa do mês anterior à pesquisa. Para a produção industrial, o Relatório Focus apresenta, na edição mais recente, a expectativa de crescimento era de 3,35% em 2018, maior que o valor esperado na semana anterior.
 
Para o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, apesar de haver expectativa de crescimento, o fato de o índice ter apresentado variação negativa no primeiro mês de 2018, reflete ainda a sensação de insegurança para este ano. “Como já apontamos em outras ocasiões, os empresários terão um ano complicado pela frente. São diversos eventos (feriados prolongados, Copa do Mundo e eleições), que deverão influenciar nas vendas. Também o início do ano é um momento em que as pessoas ‘seguram’ gastos, devido aos que já possuem, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), matrícula escolar, entre outros. De qualquer forma, a expectativa de crescimento do PIB, queda da inflação e crescimento em geral do país, possibilitam esperança para os próximos meses”, aponta.  
 
A coordenadora do ICV-P, na Esalq/USP, Milena La Rubia não desconsiderou a queda na confiança entre dezembro/2017 e janeiro deste ano, mas enfatizou o aumento do índice em janeiro, comparado com o mesmo mês do ano de 2017. "Com a pesquisa desse mês, foi possível observar que as vendas de janeiro de 2018, em comparação com o mesmo mês de 2017, foi maior, mostrando que a economia teve crescimento, apesar de tímida. Isso refletiu na expectativa do comerciante piracicabano para o aumento das vendas no ano de 2018”, avalia. 
 
SEGMENTOS – Alguns segmentos, na contramão da análise, apresentaram variação positiva neste período. Habitação, por exemplo, teve aumento de 1,49% na expectativa captada pelo índice geral do segmento. Vestuário também apresentou um aumento de 1,85%, quando comparado ao mês anterior. De outro lado, o índice geral de Higiene e Cuidados Pessoais teve variação negativa de 3,81%, e no setor de Alimentação, o índice geral apresentou uma queda de 5,27% no mesmo período analisado.
 
SERVIÇO – Outras informações sobre o índice, com a equipe do Índice de Confiança – EJEA pelo e-mail: icv.piracicaba@gmail.com
 

[21/05/2018] - 9º Seminário da Mulher Empresária

[18/05/2018] - ‘Força do Empreendorismo’ assume em julho

[16/05/2018] - Jucesp realiza encontro com profissionais na Acipi

[14/05/2018] - ELEIÇÕES - votação acontece na sexta-feira, 18 de maio

[11/05/2018] - Forças de segurança iniciam treinamentos com drones

[11/05/2018] - ICV-P tem variação positiva de 4,5% em abril

[11/05/2018] - Agenda Piracicaba - compromisso com o futuro

[10/05/2018] - Dia das Mães: horário especial do comércio de rua

[10/05/2018] - Piracicaba registra leve alta da inadimplência em março

[09/05/2018] - Dia das Mães: conheça a carga tributária dos presentes

Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
- promover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços;
- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

http://www.sgs.com/certifiedclients
desenvolvido pela TBrWeb