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Piracicaba registra queda na inadimplência, em abril Piracicaba - SP -19/06/2018

A inadimplência do consumidor em Piracicaba registrou queda de 0,7% em abril, em comparação com ao mês de março. No acumulado do ano, o índice recuou 0,5% e no comparativo com o mesmo mês de 2017, também foi registrada queda de 0,7%. Os dados são de levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi.
 
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito, elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. 
 
Para o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, no mês de abril pôde ser sentida uma leve retomada na economia, o que pode se traduzir pela “tímida” queda na inadimplência. “Neste período, as pessoas já conseguiram se desvencilhar um pouco das contas do início do ano e estão começando a respirar novamente. Em abril elas já estão tentando quitar compromissos do primeiro trimestre do ano (IPVA, IPTU, compras de novembro e dezembro, entre outros)”, afirma.
 
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO – O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, conforme o levantamento da Boa Vista, aumentou 0,7% na comparação mensal de abril com o mês anterior. Já no valor acumulado, a recuperação cresceu 7,7% enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador recuou 3%.
 
A queda no índice no mês de abril pode ser entendida também como reflexo do fim da obrigatoriedade do envio de carta com AR (Aviso de Recebimento) antes da inclusão dos nomes em cadastros de negativação, ainda de acordo com o presidente. “Por ser um procedimento menos burocrático e oneroso, os empresários voltaram a incluir os registros com mais frequência e, portanto, pode haver uma preocupação maior por parte dos consumidores no que se refere à negativação de seu nome. Ao mesmo tempo em que o recuo de 3% na recuperação de crédito também pode ser reflexo disso, já que as inclusões podem ocorrer de forma mais célere”, aponta.
 
ATENDIMENTO SCPC ACIPI – Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC na sede da ACIPI, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio dia.
 
Há a opção de atendimento também no escritório regional da entidade em Santa Teresinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, nº 538, sala 3. Lá, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e as sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
A verificação é feita apenas pessoalmente e com apresentação de documento e identidade e CPF originais.
 
INFORMAÇÕES: 3417-1766, ramal 739, ou scpc@acipi.com.br

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Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

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