Pesquisa de intenção de compras, encomendada pela Acipi, aponta que 61,8% dos piracicabanos devem presentear neste Natal. O resultado é maior do que em 2016, quando a mesma pesquisa indicou que 59,3% dos consumidores deveriam comprar na data.
O levantamento, efetuado pela CW7 Pesquisas, foi realizado entre os dias 27 e 30 de novembro. Foram entrevistadas 400 pessoas, moradoras de Piracicaba, com idade acima de 16 anos. A margem de erro é de 4,8% e nível de confiança de 95%.
Na avaliação do presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, o resultado da pesquisa reflete em um maior otimismo do consumidor. “O final do ano é sempre uma data em que as pessoas se dão o direito de comprar. No comparativo com o ano passado, a intenção de compras subiu 2,5% e isso é expressivo, levando-se em conta o cenário da economia, de instabilidade, ao logo de todo este ano. Ficamos satisfeitos em saber que a população pretende prestigiar nosso comércio e sempre buscamos, na entidade, incentivar esta prática. Todos saem ganhando”, afirma.
Dos 400 entrevistados, 52,5% são do sexo feminino e 47,5% do sexo masculino. A maioria (54,7%), conforme a pesquisa, deve presentear de duas a quatro pessoas. Dos entrevistados, 30,4%, também informou que deverá gastar entre R$ 51,00 e R$ 100,00 no presente. No comparativo com gastos do ano passado, 42,1% informou que deverá gastar valor menor do que o presente adquirido em 2016.
FORMAS DE PAGAMENTO – De acordo com o levantamento, 78,1% dos entrevistados deve efetuar o pagamento de suas compras à vista, sendo a maioria (79,8%) por meio de dinheiro Os demais 21,9% deverão comprar a prazo, a maior parte dos entrevistados (75,9%) fazendo o uso de cartão de crédito. Segundo Checoli, a opção pela compra à vista poder ser resultado de uma preocupação do consumidor em não contrair dívidas. “Apesar de uma melhora na economia, a taxa de juros menor, há o medo de se estar endividado. Por isso, pagando suas contas à vista, o consumidor ‘se livra’ de compromissos futuros. Também por isso, a maioria, segundo a pesquisa, deve comprar um presente de menor valor. Para exemplificar este cenário, no comparativo 2017-2016, entre janeiro e outubro, a inadimplência caiu 0,77%, enquanto a exclusão de nomes no SCPC (Serviço Central de Proteção do Crédito) teve crescimento de 31%, o que demonstra uma maior ‘responsabilidade’ do consumidor com seu crédito”, destaca.
SHOW DE NATAL – Para incentivar as vendas neste período do ano, a Acipi promove a campanha Show de Natal. Serão sorteados um carro Fiat Mobi Easy 1.0 zero-quilômetro, uma moto Honda GC Start zero-quilômetro, 20 vales-compra, de R$ 200 cada, 30 vales-compra, de R$ 300 cada, cinco vales-compra, de R$ 500 cada, cinco cafeteiras expresso, cinco bicicletas e uma geladeira. A ação é válida até 31 de dezembro, com certificado Caixa Econômica Federal nº 6-5829/2017. Concorrem aos prêmios os consumidores que comprarem nas empresas participantes de Piracicaba, Saltinho e Charqueada. Haverá ainda, um segundo sorteio apenas com os cupons já premiados, para contemplar dez vendedores indicados, com vales-compra, de R$ 300 cada.
BONDINHO – Um Bondinho de Natal iluminado percorre corredores comerciais e bairros de Piracicaba e Saltinho, transportando casais de Papais e Mamães Noéis. A iniciativa é da Acipi. A banda União Operária também acompanha o bondinho em alguns dias, com repertório especial e reforçando o clima natalino. Além disso, a ação contará com um ônibus de linha alusivo ao Natal, todo iluminado, da empresa Via Ágil, que percorrerá as ruas do município levando a magia da data aos passageiros e cidadãos.
HORÁRIO ESPECIAL - O comércio de Piracicaba funciona, desde a última segunda-feira (11) em horário especial. Até 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, as lojas e estabelecimentos do Centro e bairros, poderão trabalhar das 9 às 22 horas e aos sábados, até as 18 horas. Nos domingos, 17 e 24 de dezembro, o comércio de rua e corredores abrirá das 9 às 17 horas. Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2018, o comércio de rua e corredores não funciona, como compensação dos domingos abertos em dezembro. A definição dos horários segue Convenção Coletiva de Trabalho, assinada pelo Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista) e o Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba).