Acipi abre pré-inscrições para Capacitação e Núcleo de empresas familiares

Estão abertas as pré-inscrições para o Programa de Capacitação e Núcleo de Empresas Familiares, lançado virtualmente ontem (13) pelo CJE (Conselho do Jovem Empresário) e pela Escola de Negócios da Acipi.

Os projetos inovadores e pioneiros na região são voltados para empresas familiares e proporcionam uma experiência diferenciada de aprendizado e metodologia de sucessão.

O cadastro para participação pode ser feito aqui.

“Este tema envolve um contexto de unificação. É importante a participação dos fundadores e daqueles que irão dar continuidade aos negócios, se envolvendo e criando um fórum de discussão desse tema tão importante para a economia do país. Mesmo que já estejam dentro da empresa, é fundamental essa conexão, o diálogo e a discussão do tema, que exige o envolvimento da família na continuidade dos negócios. Cada vez mais, as profissões vão se modificando. Ter sua própria atividade, exercer sua função dentro de uma empresa familiar, será cada vez mais a oportunidade de renda do futuro”, ressaltou o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso.

Núcleo de Empresas Familiares

Voltado para associados à Acipi, o Núcleo consistirá na realização de encontros periódicos entre organizações familiares, com exposição de especialistas sobre assuntos de interesse para esse segmento e momento aberto para discussão entre todos os participantes.

A primeira reunião para troca de experiências deve acontecer ainda neste ano, em novembro.

“Será muito rica e agregará conhecimento para essa rede de empresas familiares que fazem parte da Acipi”, destacou o coordenador do CJE, Guilherme Gorga Mello.

Programa de Capacitação

Já o Programa de Desenvolvimento e Capacitação para Empresas Familiares é aberto e apresentará os principais pontos de interesse das famílias empresárias, fornecendo um roteiro que levará os participantes a discutirem e compreenderem a natureza dos desafios enfrentados pelas empresas familiares, conceitos, dilemas, teorias e fatores de sucesso nos âmbitos estratégico, organizacional, humano e jurídico.

“O objetivo é trazer o fundador, o sucessor, as novas gerações para dentro da entidade. Além disso, o Programa será ministrado por pessoas com experiência no mercado e especialistas no tema, o que proporcionará aos participantes conteúdos teóricos e práticos”, disse Mello. Ao final, todos receberão um certificado da Acipi Escola de Negócios.

Palestra

O lançamento do Programa de Capacitação e Núcleo de Empresas Familiares contou com a palestra on-line “Sua empresa familiar está preparada para os novos desafios?”, ministrada pelo especialista em empresas familiares e fundador do Família S.A., Thiago Salgado.

De acordo com informações apresentadas por ele, somente 30% das empresas familiares conseguem passar da primeira para a segunda geração.

Em 80% desses casos, os motivos são conflito, desalinhamento entre os sócios, falta de visão e de plano de sucessão.

O especialista explicou que empresas familiares em constante crescimento são fundamentadas nos pilares da governança, direção estratégica e gestão.

“Governança é combinar as regras do jogo, definir papeis (direitos e deveres) e criar fóruns adequados, com princípios básicos de transparência, equidade e prestação de contas”, disse.

Segundo Salgado, toda empresa familiar tem três círculos que se entrelaçam: familiar, dos sócios e executivo.

O primeiro passo para colocar em prática esses princípios é criar desejo em todos para que sejam uma família empresária, deixando claro o porquê é necessário implementá-los.

“Famílias inteligentes são protagonistas e criam o futuro que desejam. Resultados não são só números e lucro, e sim os lanços que construímos, o legado que deixamos, as relações que criamos e o orgulho de pertencer”, finaliza o empresário.

A transmissão pode ser assistida pelo canal do YouTube: Acipi Piracicaba.

Serviço

Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: cje@acipi.com.br ou telefone: (19) 3417-1766.