Acipi encerra 15ª Consultoria Contábil e planeja a próxima edição

Em novembro, a Acipi realizou o encerramento da 15ª edição da Consultoria Contábil, em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
A cerimônia, que ocorreu na sede da entidade, contou com a entrega de certificados aos alunos e às empresas participantes.
Neste ano prestaram atendimento 32 alunos do quarto ano do curso de Ciências Contábeis, que foram divididos em grupos para prestarem atendimento às seis empresas associadas durante o período de seis a oito meses.
Cada grupo foi designado a uma participante e teve o trabalho supervisionado por um dos docentes responsáveis.
“Temos uma missão enorme de propiciar às empresas essa oportunidade de terem seus controles na ponta do lápis. Esse é um produto de excelência, em que as pessoas têm acesso a controles de gestão pelos quais é possível prever, planejar e, a partir disso, construir e estruturar o crescimento de uma empresa”, enfatizou o gerente-executivo da ACIPI, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro.
A representante da Unimep, a coordenadora do curso, Lucinéia Fernanda Barbosa Belluca, ressaltou a importância no desenvolvimento dos universitários.
“Cada um desses alunos têm a oportunidade de, inseridos no mercado de trabalho, vivendo a experiência de uma pequena empresa, colocar em prática tudo o que aprendeu em sala de aula”, apontou.

Consultoria Contábil e Financeira

O objetivo da iniciativa é proporcionar otimizações nos processos financeiros e contábeis das participantes, resultando em melhor controle e planejamento para o crescimento do negócio.
Para tanto, os alunos precisam conhecer a realidade da empresa e avaliar os controles existentes a fim de propor ações e ferramentas para melhoria.
“Foi muito bom porque o pessoal nos ajudou a encontrar alguns custos que não encontrávamos, nos ajudaram a ter uma visão diferente. O que acontece dentro dos escritórios conseguimos visualizar no ambiente empresarial. Também conseguimos capacitar alguns colaboradores. E agora temos uma visão analítica”, conta Karen Daragone, da empresa Pragas.com, sobre a experiência.
Ela também enfatizou o desafio dos consultores dado o ramo de negócios.
“Os alunos tinham muito interesse por se tratar de uma área diferente. Por criarmos insetos, é um pouco diferente visualizar isso na prática e contabilizar, levar isso para o nosso ambiente profissional. Foi muito bom. Uma oportunidade única”, concluiu.
Pelo lado dos alunos, a vivência é tão enriquecedora quanto.
“Eu acho muito importante esse trabalho que a ACIPI faz, porque tem algumas empresas que entendem tudo o que acontece, são mais antenados, mas tem outras que não fazem ideia, misturam pessoa física com pessoa jurídica, vira uma bagunça. No atendimento dos escritórios de contabilidade de hoje falta o feedback com as empresas. É mais o ‘envia a documentação’ e eles não sabem o que está sendo feito. Então a gente explica o porquê é importante. A princípio os empresários ficam apreensivos por sermos muito jovens, mas depois que vamos explicando como acontece, como é o processo, eles ficam surpresos e acabam adquirindo a confiança”, compartilha a aluna Letícia Sant’nna.
Gabrielle Benoti, empresária da EC Mendes Calçados, também fez um balanço do aprendizado adquirido.
“Foi super válido! Uma porque não tem custo, o que já ajuda bastante, e outra porque nos auxilia a enxergar pontos que, nós que estamos trabalhando na loja todos os dias, acabamos não enxergando. Nos auxiliaram a ver o modo que poderíamos trabalhar para ter resultado, para nos programarmos e como fazer nossas compras, para nosso estoque não ficar muito grande, para não ficarmos com dinheiro parado”, exemplifica.

16ª edição

O próximo ciclo já está confirmado. De caráter gratuito, a Consultoria Contábil terá pré-inscrição entre 2 de dezembro e 24 de janeiro junto à ACIPI Escola de Negócios e é exclusiva a associados.
Empresas interessadas devem sinalizar por um dos contatos: 3417-1766, ramal 725, ou contato@escoladenegociosacipi.com.br