Acipi realiza treinamento sobre a importância e vantagens do Cadastro Positivo para empresas

“Cadastro Positivo – sua empresa está preparada?”.

Este será o tema do treinamento realizado pela Acipi, no próximo dia 23 de julho, das 9h às 10h30.

O conteúdo será apresentado, de forma on-line e gratuita, pelo gerente comercial da Boa Vista SCPC, Paulo Torrezin Campos. Interessados devem se inscrever pelo e-mail: scpc@acipi.com.br

O Cadastro Positivo pode ser considerado um “histórico de comportamentos de pagamentos e hábitos de crédito” do consumidor e empresas.

Por meio dele, o empresário pode saber se o cliente costuma pagar ou não suas contas em dia, qual seu comprometimento mensal e capacidade de pagamento, por exemplo. Com isso, poderá vender mais para os bons clientes, além de diminuir a inadimplência.

A nova lei do Cadastro Positivo (Lei Complementar nº 166/19), para a inclusão automática de consumidores e empresas, bem como a transferência de informações sobre crédito, passou a valer em julho de 2019.

A proposta hoje em vigor alterou a Lei nº 12.414/11, que disciplina a formação e consulta a bancos de dados com informações de adimplentes, de pessoas físicas ou jurídicas, para formação de histórico de crédito.

“Diferente do Cadastro Negativo, que mostra apenas o lado inadimplente do consumidor, o Cadastro Positivo apresenta toda a responsabilidade financeira que ele possui, facilitando a decisão do cliente em fornecer o crédito adequado”, explica Campos.

Conforme a Boa Vista SCPC, a previsão é de que 2,5 milhões de micro, pequenas e médias empresas passem a ter acesso ao crédito.

“Além da entrada de empresas que não tinham acesso ao crédito, acredita-se que as taxas de juros diminuirão para as que já fazem parte do mercado de crédito”, acrescenta o treinador.

Ainda de acordo com a Boa Vista SCPC, com o Cadastro Positivo, é projetada injeção de mais de R$ 1 trilhão no mercado de crédito nos próximos anos e inclusão de mais de 22 milhões de pessoas elegíveis a crédito.

Temas

No treinamento será detalhado o que é o Cadastro Positivo; como funciona a análise de crédito; as obrigações da pessoa jurídica com a nova lei; os benefícios e resultados de quem vende a prazo (boleto, cheque, crediário ou cartão próprio), além das vantagens do Cadastro Positivo tanto para empresas quanto para os consumidores.

Treinamento”Cadastro Positivo: as vantagens da nova lei para sua empresa”, dia 23 de julho, das 9h às 10h30. Gratuito e on-line (pela plataforma Zoom). Inscrições e outras informações: scpc@acipi.com.br