Celebrações de 7 de setembro são marcadas com ato cívico na Acipi

Ao som dos hinos brasileiro e de Piracicaba, autoridades, convidados, membros da diretoria e colaboradores da Acipi celebraram a Semana da Pátria em evento cívico ocorrido na manhã de hoje (1º). A solenidade, respeitando todas as medidas de segurança e prevenção do coronavírus, antecipa as comemorações do Dia da Independência do Brasil, lembrado em 7 de setembro. A celebração também foi transmitida pelo Facebook da entidade: Acipi Piracicaba.

A cerimônia foi iniciada com o hasteamento das bandeiras do Estado de São Paulo, do Brasil e de Piracicaba pelo Sub-Comandante da Guarda Civil, Ronaldo Milani, representando o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri; o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso; e o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta.

Furtuoso destacou que o objetivo do evento é conclamar para que a cidade assuma esse 7 de setembro com independência. “Passamos esse período no qual ficamos isolados por quatro meses sem atividades empresariais. Foram decisões tomadas pelo governador do Estado de São Paulo e apoiadas pelos órgãos representativos de governo, sem nos ouvir. Se não fossem outras alternativas como a suspensão do contrato de trabalho, seria inimaginável o número de desempregados que teríamos hoje.”

Ele ressaltou, ainda, as ações da Acipi em apoio ao comércio local, em meio à pandemia. “Nós, como entidade, entramos na Justiça contra o fechamento dos estabelecimentos e, todas as vezes, perdemos. Esperavam que nós, como entidade representativa, conseguíssemos mudar isso, mas, mesmo na Justiça, não foi possível. Não podemos deixar que interesses individuais dominem a nossa pátria e prevaleçam sobre o povo. Temos que ter respeito ao próximo, às leis e àqueles que ocupam cargos públicos. Estamos aqui pela pátria, pela livre iniciativa. Somos independentes, podemos clamar pela nossa nação”, finalizou.

Para o diretor cultural da Acipi, Palmiro Romani, a Acipi, que agrega o comércio, indústria e serviços, comemora este dia valorizando o empreendedorismo. “A Acipi trabalhou exaustivamente para que os empregos fossem gerados e conservados, as empresas continuassem seu caminho e os vivos, o direito de viver. Um homem sem trabalho não tem honra, se sente inútil e impotente”, relatou, declamando, ainda, o poema “Brasil, Pátria Amada”, de Maria de Freitas Chagas.

O presidente da Câmara de Vereadores, em sua fala, ressaltou que a Acipi, mais uma vez, confia no povo brasileiro, no cidadão piracicabano, demostrando que tem força para enfrentar mais uma batalha de cabeça erguida, durante crises econômicas. “Sabemos que vai ser uma luta difícil e que a recuperação não vai ser fácil, mas também confiamos na diretoria da Associação, nos nossos representantes. A Acipi é o ponto inicial para que possamos iniciar essa retomada, o crescimento da nossa cidade. Estaremos ao lado da Acipi para enfrentarmos essa pandemia. E parabenizo a todos os diretores, ao presidente à frente, levando Piracicaba a iniciar essa retomada”, destacou.

Em nome do Tiro de Guerra 0-028, o 1º Sargento de Comunicações e Chefe de Instrução, João Marcos Oliveira Veiga, e o 1º Sargento de Engenharia, Fabricio Campos Silva, agradeceram o convite e parabenizaram a ação. “É muito importante que a Acipi não deixe esse ato passar em branco. É muito importante lembrar o que foi o 7 de setembro, o berço da nossa nação, nossa independência, onde realmente começamos a caminhar com nossas pernas, passando por toda a história. Estamos aqui para formar bem os jovens e proporcionar a eles patriotismo e civismo nessas novas gerações”, disseram.

A iniciativa tem continuidade com outras atividades como o incentivo às lojas, escritórios e indústrias para que utilizem das cores do Brasil (verde, amarelo, azul e branco) em suas fachadas e vitrines, como forma de valorizar o patriotismo. As sedes da Acipi, Centro e regional em Santa Teresinha, também permanecem decoradas com as cores da bandeira nacional. A entidade sugere, ainda, que as equipes de profissionais das empresas utilizem vestuário e acessórios com a temática. As fotos postadas nas redes sociais com a hashtag #acipindependencia poderão ser repostadas nas páginas da Acipi.

Semana do Brasil

A campanha Semana do Brasil que ocorre de 3 a 13 de setembro também integra as atividades promovidas pela Acipi em comemoração ao Dia da Independência. O movimento nacional é uma iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

O objetivo desta campanha é mobilizar as empresas a oferecerem descontos aos consumidores, como forma de alavancar suas vendas. A Acipi considera ser um momento propício tendo em vista a reabertura dos estabelecimentos do comércio e serviços.

A transmissão do evento cívico está disponível na página do Facebook e, também, no canal do YouTube da Acipi (Acipi Piracicaba). Mais informações podem ser obtidas com o Departamento Cultural pelo telefone: (19) 3417-1766, ramal 702.