Comércio abre no feriado de 08 de dezembro e neste sábado (5)

O comércio de Piracicaba e corredores dos bairros poderão abrir no feriado de 8 de dezembro, feriado municipal em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Conceição. As lojas estão autorizadas a funcionar das 9h às 17h. Neste sábado, dia 5, as lojas também estão autorizadas a funcionar até às 18h, por ser o primeiro final de semana após o quinto dia útil.

A definição do horário especial para o feriado de terça é resultado de um aditamento da convenção coletiva do trabalho, assinado pelo Sincomércio Piracicaba e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba), divulgado hoje (4). Os estabelecimentos do Shopping Piracicaba também poderão abrir das 12h às 20h e os supermercados têm escala própria.

A compensação do trabalho do comerciário, de acordo com o Sincomércio, acontecerá nos dias 31 de dezembro, quando as lojas fecham às 13h, conforme o aditamento; 1º e 2 de janeiro, além de mais uma folga que deve ser concedida até o dia 26 de fevereiro de 2021.

Horário especial de fim de ano

A Acipi, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sincomércio Piracicaba estão trabalhando junto à Prefeitura de Piracicaba e o Ministério Público para que o comércio possa permanecer aberto durante o período de 12 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 23 de dezembro, das 9h às 21h.

As entidades seguem aguardando a definição.

A Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) também está em tratativas junto ao Governo do Estado de São Paulo para que a ampliação de horário seja aplicada em nível estadual.