Entidades se unem para lançar material sobre voto consciente

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região) e Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) se uniram para criar materiais informativos gratuitos para a população com orientações sobre as eleições 2020.

O lançamento da campanha “Votar é um ato de cidadania” ocorreu na tarde de hoje (06), com a participação de representantes das entidades organizadoras, Justiça Eleitoral e a imprensa.

Para Euclides Libardi, presidente do Simespi, a realização da campanha só foi possível graças a aderência das demais entidades. “Criamos este material que é suprapartidário e tem como objetivo orientar as pessoas não só a votarem, mas, também a votarem bem”.

Mauro Antonini, juiz da Zona Eleitoral n° 270, aproveitou para parabenizar pela iniciativa. “Tivemos algumas particularidades por conta da pandemia, por isso, este tipo de divulgação traz segurança para o pleito. Agradecemos em nome da Justiça Eleitoral.”

Maurício Benato, vice-presidente da Acipi, enfatiza a importância do ato de votar. “Parabenizo pela iniciativa nobre e suprapartidária desse grupo de pessoas do bem. Só podemos mudar a história da população e de cada um de nós por meio do nosso trabalho, do nosso exemplo, do nosso propósito e do voto. É importante que todos se preparem e compareçam para votar. A eleição determina o futuro de uma nação, do país e da cidade onde vivemos e criamos nossas famílias.”

Arnaldo Antonio Bortoletto, presidente da Coplacana, frisa a importância da junção das entidades. “Quando entidades como estas aqui se juntam é porque o assunto é muito sério. O conteúdo da campanha aborda assuntos como higiene e educação além da importância de votar de forma consciente”.

André Messias, presidente do Sincop, reforça que a votação é o dever de todo cidadão. “Somos entidades apolíticas e nos unimos para falarmos sobre o exercício da democracia, que é o ato de votar e sua suma importância”.

Wander Rossetti, juiz da Zona Eleitoral n°93, completou a fala das entidades comentando que a campanha é um serviço relevante por ajudar na divulgação do processo eleitoral e das questões relativas à pandemia. “É importante salientar que adotamos todas as orientações necessárias para proteger os funcionários e os eleitores. Nesta eleição, não teremos locais de justificação por isso é preciso acessar o site do Tribunal de Justiça.”

CAMPANHA

O objetivo do material elaborado é estimular o voto consciente, sem fakenews e também, informar os eleitores sobre os procedimentos necessários no dia das votações como: horários, os documentos necessários, checagem do local pelo aplicativo oficial e as orientações de saúde no combate ao coronavírus.

Para essa ação serão impressos flyers que serão distribuídos de forma gratuita à população, além de posts nas redes sociais oficiais das entidades, disparo de e-mail marketing, anúncio em jornais e spot veiculados nas rádios da cidade.

As eleições municipais elegem para os próximos quatro anos o futuro prefeito (a) e os 23 vereadores (as) que compõe o poder legislativo. Estão concorrendo neste ano 12 candidatos à prefeitura de Piracicaba cuja agenda pode ser facilmente vista na internet. O dia de votação será 15 de novembro e, caso ocorra segundo turno, dia 29 de novembro.