Fluxo de caixa: por onde começar?

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta na gestão de uma empresa.

Neste momento de crise, ele se tornou ainda mais fundamental para que você organize as finanças do seu negócio.

Ter um fluxo de caixa “redondo” garante a saúde financeira da empresa.

Mas você sabe como realmente elaborá-lo da melhor forma neste período?

De início, é preciso que você entenda o que é capital de giro e a importância do fluxo de caixa.

O que é capital de giro?

O capital de giro são os recursos financeiros que você tem para sustentar o fluxo de caixa, ou seja, é sua reserva.

Sim, sabe aquele dinheiro que você guarda para pagar as contas do dia a dia empresarial (água, luz, aluguel do ponto de venda, funcionários, comprar produtos)?

E fluxo de caixa?

Esse levantamento, por sua vez, tem como objetivo organizar as entradas, devidamente ajustadas pela crise, e das necessidades de saídas de dinheiro (o que você tem de pagar e o que ainda irá receber).

Esses números geram, então, uma “base de dados” para você calcular as necessidades financeiras ou sobras e o saldo final.

Ainda não sabe por onde começar? Calma, a nossa equipe te ajuda.

Passo a passo

Para te auxiliar neste processo, preparamos um eBook com um passo a passo para você fazer a gestão financeira da sua empresa e dicas que contribuirão para a situação pela qual você está passando.

Entendemos que, agora, o primeiro passo é organizar suas finanças, desenhar o cenário atual e calcular os impactos do coronavírus no seu negócio.

Além disso, disponibilizamos um modelo gratuito de planilha financeira para previsão de fluxo de caixa. Nele, você poderá preencher campos de entrada, saída e saldos para, então, chegar no resultado final.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Teremos a maior satisfação em ajudar você, nosso associado.