IVV-P analisa variação de vendas no varejo piracicabano

A Acipi lançou, 19 de setembro, o IVV-P (Índice de Vendas do Varejo de Piracicaba), iniciativa que avaliará o comportamento das vendas no varejo da cidade.
Inovador no município, o projeto de pesquisa e extensão é desenvolvido em parceria com alunos da graduação de Economia e Engenharia Agronômica.
Eles integram o Grupo PET-GAEA (Programa de Educação Tutorial Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

METODOLOGIA IVV-P

Idealizada a partir do índice de Laspeyrs modificado, a metodologia avalia, por coleta de dados mensal, cinco categorias empresariais:
  • Alimentício;
  • Vestuário;
  • Higiene e Cuidados Pessoais;
  • Automotivo e;
  • Habitação.
Cada uma destas cestas contém sete produtos do comércio varejista com unidades padronizadas, escolhidos por relevância no cotidiano.
Os resultados permitem, portanto, o conhecimento dos setores que obtiveram destaque em determinado mês, com base nas variações das vendas observadas.

IMPACTO

Segundo o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, a ideia do índice consiste em desenvolver uma avaliação do que realmente está acontecendo no mercado.
“Poderemos ter um termômetro do setor de atuação.
A pesquisa possibilitará fazer uma radiografia de Piracicaba e essas informações passam a ser úteis para que possamos avaliar nossos negócios.
O índice não inclui valores, apenas unidades de cada item, para sabermos se a demanda deles está aumentando ou não”, ressaltou.
“Esse projeto proporciona uma oportunidade de contato com empresas de Piracicaba, desenvolvendo um trabalho que seja útil a elas.
Uma das metas da universidade é estreitar relacionamento com as empresas”, destacou a docente da Esalq responsável pelo índice, Eliana Tadeu Terci.
Entre os objetivos do levantamento estão obter um panorama sobre o perfil do comércio e a economia do município, impactando positivamente a classe empresarial de Piracicaba.
Isso porque concede mais credibilidade ao setor varejista e contribuindo para a visibilidade e desenvolvimento local.
O levantamento também permitirá aos empresários conhecerem o seu segmento, o comportamento do consumidor, traçarem um planejamento efetivo de suas ações, além de auxiliar nas tomadas de decisão dos negócios.
A Novelo Auto Peças foi uma das empresas convidadas para participar do IVV-P e responder a variação mensal de vendas.
“O projeto vai contribuir muito, porque não temos um índice base do nosso segmento no município.
A nossa decisão tem que ser baseada em algo e saber como está o mercado é fundamental nesse processo”, disse Maria Antonia Novello, diretora.
Luiz Carlos Morales, proprietário da Morales Automec, também participou do evento.
“Com a intermediação da Acipi e da Esalq, conseguiremos saber se o setor está crescendo ou retraindo.
Isso é muito importante, porque balizará nossos negócios.
Se quero investir, mas todo o setor está em queda, vou segurar mais.
Um setor impacta o outro”, finalizou.