Lojas devem abrir para venda do Dia dos Pais

A Acipi apoia a abertura do comércio para as vendas de Dia dos Pais.

 

Lojas do Centro e dos bairros deverão abrir nesta sexta-feira (7) e neste sábado (8), para as vendas do Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo (9). A Gazeta apurou que os comerciantes deverão manter as portas abertas no horário do expediente normal, das 9 horas às 18 horas, nesta sexta-feira.

Neste sábado, o funcionamento deverá ser das 9 horas às 17 horas. O horário estendido, segundo eles, é para evitar aglomeração, porque o Comércio já está há muito tempo fechado.

Os comerciantes entrevistados pela Gazeta informaram que estão em um momento de grande dificuldade no seu negócio e, mesmo agindo contra a determinação do Estado, acreditam que Piracicaba deveria ter sido incluída na Fase Laranja do Plano São Paulo de Recuperação Econômica, desde o início dessa semana.

Para eles, o município melhorou os seus índices referentes à Covid-19 e acabou sendo punida com a manutenção do fechamento do Comércio pela terceira semana seguida.

Eles disseram que seguirão todas as regras de higienização e limite da capacidade.

Piracicaba está na Fase Vermelha do Plano. Apenas as atividades essenciais permanecem abertas. Os lojistas acreditam que, nesta sexta-feira, a cidade deverá passar para a Fase Laranja do Plano, que permite a abertura de Comércio, Shoppings, Concessionárias, Imobiliárias e Escritórios. O anúncio deverá ser feito pelo governador João Doria (PSDB).

A Gazeta apurou, ainda, que membros do governo teriam confirmado a mudança da classificação da cidade, mas se for como nas alterações anteriores, as regras da Fase Laranja passam a valer na segunda-feira (10). Os empresários disseram que, mesmo se for definida a reclassificação nesta sexta-feira, teriam perdido as vendas para o Dia dos Pais, porque o decreto seria publicado neste sábado à tarde.

Os comerciantes que estão decididos a abrir as lojas, a maioria formada por pequenos e microempresários, não querem perder mais uma data comemorativa por causa da pandemia da Covid-19 e nem a data de pagamento dos trabalhadores, geralmente dia 5 ou o quinto dia útil.

A Gazeta consultou o Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio), a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e elas ressaltaram que sempre defenderam a abertura do Comércio com segurança e pelos meios legais, porque entendem a situação crítica do Setor.

Essas entidades ingressaram com ações na Justiça pleiteando a abertura, em maio e em junho, e foram negadas. Nessa semana, tentaram conscientizar autoridades do Estado a sensibilizar o governador para reclassificar a cidade para a Fase Laranja, mas o anúncio ficou para esta sexta-feira. Com relação à abertura desta sexta-feira, as entidades disseram que cada empresário tem autonomia sobre o seu negócio.

Pesquisa

O Sincomércio estima que com as lojas fechadas, as vendas para o Dia dos Pais podem ser menores que a mesma data do ano passado, entre 20% e 25%.

Se o Comércio estivesse permitido a abrir conforme as regras da Fase Laranja, a redução do movimento em relação a 2019, seria de 10% a 12%. “No Dia das Mães, com as lojas fechadas, o resultados das vendas foi 16,7% menor que o de 2019”, afirmou Carlos Beltrame, secretário-executivo do Sincomércio.

 

Fonte: http://www.gazetadepiracicaba.com.br/_conteudo/2020/08/home/975229-lojas-devem-abrir-para-venda-do-dia-dos-pais.html