Material de orientação para empresas

A Acipi lançou um guia de orientação para empresas em formato de eBook (livro digital).

O material, gratuito, tem como objetivo esclarecer as dúvidas recorrentes das empresas, que buscam, no atual momento, amenizar os impactos negativos da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Com esta iniciativa, a entidade entende que ações ágeis podem ajudar na gestão e estabilidade dos negócios.

Conteúdo do guia

O conteúdo do guia integra informações sobre as prorrogações dos prazos de pagamento de impostos e outras cobranças, além da redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Entre outros temas, o material também apresenta linhas de crédito e regulamentação para negociação de contas.

Para compor o eBook, a entidade reuniu as principais dúvidas dos associados e as organizou em formato de perguntas e respostas.

Os esclarecimentos envolvem assuntos relacionados a faltas justificadas, acordo de compensação de banco de horas, antecipação de férias e de feriados, suspensão do contrato de trabalho, licença remunerada, afastamento previdenciário e teletrabalho.

Orientações

“Nós temos passado orientações para os nossos associados, durante todo este período, através das nossas mídias sociais, do relacionamento que temos com eles, no sentido de que organizem uma planilha para estruturar bem essa nova realidade dele, onde ele vai ter custos e não vai ter receita, e esse é um momento muito delicado. Até porque o país vem de uma crise de longa data e as empresas estão com pouco capital de giro para poder enfrentar um novo momento desses, sem receita tendo que manter seus custos”, disse o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso.

Furtuoso comenta, ainda, que a prioridade, em meio a esta crise, é o fazer um bom planejamento diante de todas as alterações de rotina enfrentadas nas últimas semanas.

“É o momento de buscar com antecedência aquilo que vai faltar no caixa, se planejar para o médio prazo, não deixar para última hora e pagar seus funcionários primeiro e depois as outras contas, porque seus fornecedores também precisam receber, para ele também poder pagar também os compromisso dele”, acrescentou.

O presidente também mencionou que, na última sexta-feira (27), se reuniu com o prefeito Barjas Negri e entregou um ofício solicitando a flexibilização nos impostos municipais das empresas.

“Estamos aguardando o retorno dele. A Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) está em negociação com o governo do Estado pedindo, também, uma flexibilização para as empresas, discutindo com o governador para que organize esse retorno de forma antecipada”, concluiu.

Como baixar?

O eBook está disponível para acesso clicando aqui.

Mais informações podem ser obtidas com a Acipi: