Nota da Facesp sobre possível formação de Associação Comercial em Piracicaba

Federação afirma, também, que seu estatuto determina que cada município pode conter apenas uma Associação Comercial

Em resposta à repercussão sobre a possível formação de uma “nova Associação Comercial em Piracicaba”, a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) se manifestou hoje (5/8) afirmando que recebeu com surpresa a informação de que um grupo de comerciantes tem se mobilizado para montar uma nova entidade com a denominação ACP (Associação Comercial de Piracicaba).

A Federação ressaltou, por meio de nota, que a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), entidade com quase 90 anos de história, se destaca como uma das 10 melhores de todo o Estado, entre as 420 associações comerciais filiadas à Facesp. “A Acipi cumpre, ao longo de décadas, o papel de defender os interesses dos empreendedores piracicabanos e da livre iniciativa”, informou.

A Facesp informa, ainda, que a tentativa de formação de uma nova associação ocorre sem nenhum respaldo ou reconhecimento da Facesp e da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil). O estatuto da Facesp, portanto, determina que cada município possa conter apenas uma Associação Comercial e que, em Piracicaba, a entidade filiada à Facesp é a Acipi.

Neste momento de crise econômica, gerada pela pandemia, a Facesp destaca que, em conjunto com a Acipi, tem buscado meios para que Piracicaba e região deixem a fase mais restrita do Plano São Paulo e, assim, tenha as atividades econômicas flexibilizadas. Diversos trabalhos que visam a saída da fase vermelha já foram feitos e encaminhados tanto ao governo estadual quanto municipal, todos dentro da legalidade e do diálogo.

“Este é o momento de união dos empreendedores e não de cisão”, finalizou a nota.