Região segue na fase vermelha do Plano SP e prefeitura questionará o Estado

Segue abaixo a informação divulgada pela Prefeitura de Piracicaba, hoje, 31 de julho, de que questionará o Estado de São Paulo sobre a cidade continuar apenas com as atividades essenciais liberadas, portanto, na fase vermelha do Plano SP de retomadas as atividades.

Para que Piracicaba possa diminuir a curva de contágio e passar por isso o mais breve possível, a Acipi incentiva e orienta a todos para que colaborem, cuidem da saúde, fiquem em casa, sempre que possível, e sigam as normas de higiene regulamentadas pelos órgãos oficiais.

Confira a informação divulgada pela Prefeitura de Piracicaba:

 

Covid-19 : Prefeitura questionará Estado sobre a não mudança de fase

Fonte: CCS – Prefeitura de Piracicaba

http://www.piracicaba.sp.gov.br/categoria/principais+noticias.aspx

 

Piracicaba continua na fase Vermelha; ofícios serão enviados a secretários de Desenvolvimento Regional e Econômico e ao governador João Doria

Mais uma vez, o prefeito Barjas Negri reuniu-se hoje (31/07) com o grupo de trabalho do coronavírus, para analisar as novas informações do Plano São Paulo de combate ao coronavírus. O prefeito e os secretários acharam incorreta a posição do Estado de não reclassificar a cidade da Fase Vermelha para a Fase Laranja, considerando a boa evolução do seu status de índices.

O grupo comparou o status de índices da região com a de São José de Rio Preto, que está praticamente igual. Porém, Rio Preto foi para a Fase Laranja, enquanto Piracicaba não avançou, mesmo com a evolução dos índices. O grupo decidiu encaminhar ofícios aos secretários estaduais Marcos Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Patrícia Ellen da Silva (Desenvolvimento Econômico) e ao governador João Doria, questionando essa não evolução.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, lembrou que, com o apoio do Estado, a região ganhou novos respiradores, o que permitiu aumentar a sua retaguarda de atendimento com a criação de novas UTIs. No caso de Piracicaba, por exemplo, o número de UTIs dobrou. No status de indicadores, entre os critérios do Plano São Paulo, a região tem duas classificações Laranja e mais duas Amarela, além de uma Verde. Rio Preto tem três Laranja, uma Amarela e uma Verde.

O grupo entendeu que, no dia 13 de julho, a região poderia, conforme o Estado, entrar na Fase Laranja, mas o secretário Pedro Mello achou prudente que Piracicaba deveria permanecer na Vermelha, considerando que o número de casos aumentava e a ocupação de leitos de UTI tinha ultrapassado os 80%. Nos últimos dias, houve um esforço enorme da Prefeitura em ampliar a sua retaguarda hospital com a criação de leitos de UTI. Portanto, há três semanas, Piracicaba está na Fase Vermelha. Atualmente, a taxa de ocupação na cidade está abaixo dos 80%.